Qual vídeo/vlog vocês querem no canal do youtube?

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Google Analytics

A Blogueira

A Blogueira
Estudante de Análises Clínicas, formada em técnico em farmácia, técnico em química e atualmente maquiadora profissional, aquariana, 29 anos, adora escrever, adora livros, Potterhead.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Olá pessoal, vim falar neste post sobre o meu aparelho ortodôntico. Tem sete meses que uso e ainda não fiz um vídeo no canal sobre o tratamento. Neste post irei falar tudo sobre aparelho ortodôntico, se doí, quanto custa, como colocar...

Bom, primeiramente você tem que procurar um bom ortodontista, só ele poderá dizer se você tem realmente necessidade de colocar aparelho ou não. Onde faço tratamento eles colocam só se realmente tiver necessidade, caso contrário, não colocam, creio que a maioria dos dentistas são assim. Sei de pessoas que querem colocar aparelho porque acha bonito ou por que alguma amiga (o) usa e acha legal ou por estética, conselho de especialista em usar aparelho: se não tiver necessidade, não coloque!! Esse é meu quarto tratamento com aparelho, praticamente uso desde os 9 anos de idade (tenho 25) se for contar todos os tratamentos ortodônticos...
Por que dei esse conselho: primeiramente, usar aparelho doí um pouco (nada insuportável), segundo gasta dinheiro.

Para iniciar o tratamento e para analisar se você realmente tem necessidade de usar aparelho, após ir no dentista, ele irá pedir um exame para poder ver como está sua arcada dentária. Eu paguei R$110,00 para fazer o exame. Esse exame consiste em radiografia da arcada dentária, fotos da arcada dentária e molde da arcada dentária, esse exame também é conhecido como pasta ortodôntica.

Depois do exame pronto, o dentista irá analisar e te ligará para marcar uma nova consulta, nessa consulta ele irá começar ou não (se não precisar) o tratamento ortodôntico. Não vai achando que você vai sair da clínica já com o aparelho montadinho na sua boca, primeiro o dentista irá ver qual aparelho você vai precisar e então se você precisar do fixo (no meu caso), ele irá colocar primeiramente o separado. Esse separador consiste em borrachinhas que ficam no meio dos seus dentes de traz, irei colocar uma foto ilustrativa do separador.

Após colocar os separadores, o dentista irá marcar uma nova data para montar o aparelho, geralmente monta primeiro na parte superior e depois na parte inferior. O tempo até essa nova consulta irá depender de dentista para dentista, pode ser que você já monte o aparelho sem precisar usar o separador ou não. Eu no inicio usei o separador, mas não deu certo de colocar a banda e minha dentista optou por colar o tubo diretamente no dente.

O próximo passo se você necessitar, será colocar a banda e colar o aparelho. A banda serve somente para segurar o fio ortodôntico do seu aparelho. Como disse, isso vai depender do dentista e de cada caso.
Eu não usei a banda.

Banda (o tubo é o que está colado no anel,,,)

Após a cimentação da banda o dentista marca uma nova consulta onde vai ser feita a montagem do aparelho. As vezes o dentista faz a montagem no mesmo dia da colocação da banda ou da colagem do tubo, mas isso depende de dentista para dentista, cada dentista tem seu método.

Aparelho montado

Feito isso começa as manutenções que consiste em consultas para "apertar" o aparelho, nessas consultas escolhemos a cor da borrachinha. 

Colocar aparelho requer um cuidado dobrado com a escovação diária dos dentes, com o aparelho facilita o acúmulo de comidas entre os bracts (quadradinhos), por isso a escovação corretamente dos dentes e a utilização diária do fio dental é muito importante não somente para a saúde bucal mas também para a manutenção do aparelho, uma escovação deficiente só prejudica o tratamento, podendo causar cáries, tártaros e problemas de gengivite, entre outros. Todas as vezes que comer tem que escovar os dentes. Outra dica muito importante para quem vai usar aparelho fixo é que não pode comer nada duro, ou seja, bala, chiclete (pode grudar no aparelho), rapadura, pipoca, maça do amor, pé de moleque, torresmo, nada que seja duro pode comer, pois assim os bracts não descolarão.
Por isso que montei meu kit ortodôntico, esse kit consiste em escova de dente normal, escova de dente interdental, passa fio, fio dental, creme dental, cera ortodôntica. A cera ortodôntica lhe ajudará muito no primeiro mês de tratamento, A cera é colocada pelo próprio paciente em cima do "quadradinho" que estiver incomodando (raspando dentro da boca, na buchecha), mas depois de um tempo esses incômodos passam.

A escova interdental, serve para limpar entre um bract e outro. O passa fio lhe auxiliará para passar o fio dental.

Segue abaixo fotos do kit e também do meu tratamento ortodôntico.

Kit Ortodôntico

Escova Interdental


Passa - Fio

Refil escova interdental

Refil Escova Interdental

Cera Ortodôntica


7 meses de tratamento (a foto ficou escura) 

Sem aparelho

1 mês

5  mês

Se tiverem mais alguma dúvida sobre aparelho ortodôntico, por favor deixem nos comentários.








0 comentários: