Qual vídeo/vlog vocês querem no canal do youtube?

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Google Analytics

A Blogueira

A Blogueira
Estudante de Análises Clínicas, formada em técnico em farmácia, técnico em química e atualmente maquiadora profissional, aquariana, 29 anos, adora escrever, adora livros, Potterhead.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Sei que o blog está meio parado mas creio que logo logo volto com tudo com o blog. Gostaria de pedir para vocês que sugiram postagens para o blog, por favor mande via email: ferrebeque@gmail.com, ou nos comentários, agradeço imensamente.
Bom, vamos ao post de hoje, Excesso de ferro: dicas para ajudar a eliminar o excesso de ferro
Esse post vai ajudar os portadores de talassemia major a eliminar o excesso de ferro. Para iniciar com as dicas de hoje, vamos começar relembrando um pouco do tratamento da talassemia major.
MajorTratamento: O paciente com talassemia major deverá ser submetido a transfusões durante toda a vida. A periodicidade usual pode ser de 15, 20 ou 30 dias, de acordo com recomendações médicas. Este processo controla a anemia severa e, caso seja iniciado nos primeiros meses após a descoberta da doença, remove os riscos e complicações que podem afetar o bem-estar e expectativa de vida do indivíduo, tais como deformidades ósseas, hepato-esplenomeglia (aumento do fígado e baço) e insuficiência cardíaca. Aproximadamente após a décima transfusão sucessiva, é necessária uma outra medida: a terapia quelante. Devido às transfusões, a pessoa fica com acúmulo de ferro no organismo. Além disso, o intestino das pessoas com talassemia absorve uma quantidade excessiva pela dieta normal. A quelação elimina este excesso de ferro, através do uso de medicação específica.
FONTE: ABRASTAComo explicado pelo site da ABRASTA, os portadores de talassemia major retem mais ferro da alimentação e também retem ferro das transfusões de sangue, cada bolsa de sangue tem aproximadamente de 200 á 250 mg de ferro. Como disse em um post anterior, nosso organismo possui um mecanismo para a absorção de ferro, porém não possui um mecanismo para a eliminação desse ferro.
Um dos jeitos de eliminar esse ferro é o uso dos medicamentos quelantes, são eles: Desferal, Ferriprox e Exjade. Só seu médico hematologista que irá definir qual quelante mais adequado para você.
Como o titulo diz: DICAS, vamos a algumas dicas
Dieta: não é necessário uma dieta específica para não acumular ferro, minha hemato sempre diz que acumulamos mais ferro pela transfusão do que pela alimentação, mas se puder evitar alguns alimentos ricos em ferro é melhor, como por exemplo fígado de boi (amooooooo mas evito ao máximo)
Agora vem uma dica que peguei com uma amiga em uma conferência de talassemia e que minha hemato já havia falado mas como sou teimosa nem ouvi, mas depois que essa amiga falou comecei a por em prática e está dando super certo, a dica é: CHÁ PRETO, isso mesmo, o chá preto contém uma substância chamada Tanino, essa substância impede a absorção de ferro. Tome o tanto de chá preto que quiser, eu indico dois que estou amandooooo: twinings frutas vermelhas; twinings english breakfast e twinings blackcurrant. O de frutas vermelhas eu não adoço, mas os outros eu coloco uma colher de açúcar,mas o correto é não adoçar.
Os taninos, que são encontrados nas plantas, podem bloquear a absorção de ferro. Você encontra a substância, um tipo de polifenol, em chá preto, vinho tinto, chocolate e alguns frutos, como amoras. Café e chá verde contêm quantidades menores de taninos. De acordo com o "Journal of the American College of Nutrition" (Periódico da Sociedade Americana de Nutrição) de fevereiro de 2002, Diane L. McKay (Ph.D.) e Jeffrey B. Blumberg, (Ph.D.) relataram que os taninos impedem a absorção da maioria ferro não-heme .O cálcio pode afetar a absorção de ferro, de acordo com um editorial de Leif Hallberg, publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", em julho de 1998.FONTE: http://www.ehow.com.br/alimentos-reduzem-ferro-organismo-info_3824/É isso pessoal, essas foram minhas dicas de hoje, antes de seguir qualquer dica converse com seu hematologista, é muito importante.





0 comentários: